Política de Time Limit – Expired Fare Waiver Code (24HR)
Procedimentos para Agências de Viagens
As tarifas podem sofrer alterações e são garantidas somente com a emissão do bilhete. Por essa razão, é recomendado que a emissão seja feita no mesmo dia em que a reserva é confirmada no sistema.
A política de Time Limit e Expired Fare Waiver Code (24HR) é permitido para bilhetes AA001. A agência de viagens tem autonomia para processar a venda sem necessidade de usar o SalesLink ou contactar a American por telefone ou email. Isso permite que o agente autorize o waiver dentro de 1 dia após a reserva ou a última alteração de itinerário, quando a tarifa expirou, aumentou ou não atende mais ao requisito inicial de compra antecipada (Advance Purchase).
Nota: Esta política não se aplica quando são feitas alterações no itinerário entre o momento em que a tarifa expirou, aumentou ou não atende mais ao requisito de compra antecipada e o momento da emissão do bilhete.
· Expired fares (tarifa expirada)
· Aumento de tarifa
· Up fares
Quando essas situações ocorrerem, o waiver poderá ser aplicado até as 23h59 do dia posterior ao dia em que a reserva foi feita ou após a última alteração no itinerário, independentemente do sistema permitir emissão com prazo maior.
Exceções na política:
o Primeiro dia útil após sexta-feira
(ex: reserva criada na sexta-feira, o waiver pode ser aplicado na segunda-feira)
o Primeiro dia útil após feriado
(ex: reserva criada na sexta-feira, segunda é feriado, o waiver pode ser aplicado na terça-feira)
o AA efetua carregamento de tarifas para OA prime flights (voo puro de outras cias aéreas).
Observação: O waiver é válido somente para os casos indicados acima.Todas as outras tarifas devem ser emitidas até 1 dia após a criação da reserva.
· Reemissões
· Tarifa governamental de OA (outras cias aéreas)
· Reserva criada há mais de 1 dia útil
· Reserva efetuada em canais diretos da American
· Aumento de tarifa devido mudança de moeda
A agência de viagens deverá colocar o waiver code no campo endosso:
· Waiver Code: 24HR
· No campo endosso é obrigatório colocar o waiver code antes das palavras obrigatórias populadas automaticamente.
o Exemplo: ENDORSEMENTS/RESTRICTIONS-
24HR/NONREF/SVCCHGPLUSFAREDIF/ CXL BY FLT TIME OR NOVALUE
Observação: Para efeitos de auditoria, a American recomenda que o waiver code seja colocado antes de qualquer outra informação no campo endosso, para garantir que todo o código apareça no bilhete.
No SalesLink há as opções dos waivers Ticketing Time Limit e Expired Fare (24HR) caso tenham preferência pelo waiver autorizado no PNR. Uma vez que a autorização esteja documentada na reserva, o waiver code será desnecessário.
O waiver code 24HR deverá ser informado no campo endosso, caso contrário estarão sujeitos a ADM.
a. Ex:
ENDORSEMENTS/RESTRICTIONS 24HR/NONREF/SVCCHGPLUSFAREDIF/ CXL BY FLT TIME OR NOVALUE
Sim. O bilhete deverá ser emitido dentro do regra do time limit e o itinerário não pode ter sido alterado.
Por exemplo:
Reservado na segunda, antecedência de 7 dias da data da viagem, para regra de 7 dias de advance purchase (antecedência ao embarque). O bilhete não foi emitido até 23h59 na segunda feira, mesmo dia em que a reserva foi feita. A agência poderá emitir na terça feira, usando o waiver code 24HR, seguido da informação obrigatória no campo endosso.
Exemplo: Reserva feita na sexta-feira. Ticketing Time Limit é no sábado. O bilhete não foi emitido no sábado até as 23h59. RIPA (controle) cancelou a reserva por falta de emissão. A agência poderá refazer a reserva de acordo com o originalmente reservado e emitir na segunda-feira, usando o waiver code 24HR.
Sim. O bilhete deverá ser emitido até 23h59 da data posterior a reserva feita e não deverá ter alteração no itinerário original.
Sim. A tarifa deve ser carregada pela AA.
Não. O waiver code não é válido para nenhuma reemissão/alteração.
Sim. O waiver code pode ser aplicado nas tarifas domésticas e internacionais e pode ser utilizado por todas as agências ARC/BSP.
Atualizado em agosto de 2023